Probat Leogap segue como patrocinadora do 2º Campeonato Brasileiro de Torra

2campeonatodetorra

Entre os dias 01 e 19 de agosto, acontecerá as etapas nacionais dos Campeonatos Brasileiros de Barismo, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex Brasil. Dentre as competições oficiais, Curitiba receberá mais uma vez a 2ª edição do Campeonato Brasileiro de Torra, que no ano passado foi um grande sucesso.

A competição será realizada entre os dias 01 e 04 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba. A Probat Leogap será novamente a anfitriã do campeonato de torra, e vai disponibilizar aos competidores, os torradores de prova TP2 e o Probatone 5, além do moinho M-50 e do Colorette 4.

Os mestres de torra participantes terão o desafio de produzir uma torra perfeita. Para isso, eles deverão participar de uma sequência de etapas, dentre as quais a classificação física do café – novidade desta edição. Os competidores precisarão classificar e analisar os grãos, elaborar um plano de torra, bem como efetuar a torra dos grãos e, ao fim do processo cada competidor deverá entregar uma descrição sensorial para os juízes, que irão avaliar a fidelidade da torra de acordo com o plano traçado. Aquele que tiver a torra mais próxima do objetivo definido vencerá a competição e irá representar o Brasil no World Coffee Roasting Championship, promovido pela World Coffee Events – WCE.

Essas etapas acontecerão ao longo dos quatro dias de evento. No dia 01 será realizada a abertura, onde os mestres de torra participantes terão o dia inteiro para efetuar testes nos torradores Probat. O segundo dia será destinado ao estudo dos grãos e ao cupping para que cada competidor possa definir seu plano de torra. As torras oficiais acontecerão durante todo o dia 03, e cada participante terá seu tempo para executar a torra dos grãos. No último dia, os juízes farão a análise das torras com o objetivo de definir o grande vencedor. Após o anúncio, haverá um pequeno happy hour comemorativo no local.

A competição será aberta ao público, e os visitantes poderão assistir os mestres de torra colocando suas habilidades à prova. Os dias 01 e 03 serão os mais interessantes para conhecer de perto como funciona o processo de torrefação.

Este ano, a Probat completa 150 anos e a Probat Leogap, comemora 55 anos de atuação no mercado brasileiro. A Probat é líder mundial em equipamentos para torra de café e se destaca pela sua elevada capacidade de inovação no setor.

 

Cronograma 2º Campeonato Brasileiro de Torra:

01/08 – Quarta-feira (Piso Superior do Mercado Municipal)

08h às 09h – Reunião de Orientação com o juiz principal

09h às 10h – Orientação técnica da Probat Leogap

10h às 18h – Treinamento de torra nos equipamentos da Probat Leogap

 

02/08 – Quinta-feira (Lucca Cafés Especiais)

08h às 15h – Classificação física e cupping livre

 

03/08 – Sexta-feira (Piso Superior do Mercado Municipal)

08h às 16h – Execução oficial das torras nos equipamentos da Probat Leogap

 

04/08 – Sábado (Piso Superior do Mercado Municipal)

Manhã/Tarde –  Avaliação dos juízes, cupping aberto aos competidores

18h – Anúncio do campeão e feedback dos juízes

 

Confira a programação de atividades aos visitantes:

01/08 – Quarta-feira

10h às 13h – Dica do BaristaDegustação de cafés e torras diferenciadas – Museu do Café (Piso Superior do Mercado Municipal)

13h30 às 15h – Dica do BaristaDegustação de cafés e torras diferenciadas – Museu do Café (Piso Superior do Mercado Municipal)

16h às 17h – Dica do Barista Métodos de preparo – Equipe Lucca Cafés Especiais (Piso Superior do Mercado Municipal)

 

02/08 – Quinta-feira

08h30 às 10h – Dica do Barista – Degustação de cafés e métodos de preparo – Museu do Café (Piso Superior do Mercado Municipal)

A partir das 17h – Happy Hour no Lucca Cafés Especiais (Lucca Cafés Especiais)

 

03/08 – Sexta-feira

10h às 12h – Dica do Barista Métodos de preparo de cafés filtrados – Renata Amaral do Estação Barista (Piso Superior do Mercado Municipal)

14h às 15h30 – Harmonização de cafés com chocolates – Carmo Coffees e DFuhrmann Chocolates (Piso Superior do Mercado Municipal)

16h às 17h – Workshop: Como fazer café filtrado em casa – Camila Franco, Campeã Brasileira de Brewers Cup 2017 (Piso Superior do Mercado Municipal)

 

04/08 – Sábado

10h30 às 11h30 – Harmonização de cafés com chocolates – Carmo Coffees e DFuhrmann Chocolates (Piso Superior do Mercado Municipal)

13h30 – Mestre Cervejeiro – Bate papo sobre cerveja Hop Arábica – com Fernanda – Morada Cia Etílica (Piso Superior do Mercado Municipal)

15h às 16h – Competição de Aram (Piso Superior do Mercado Municipal)

16h às 17h – Competição de Latte Art (Piso Superior do Mercado Municipal)

18h às 21h – Divulgação do campeão do Campeonato Brasileiro de Torra e Happy Hour comemorativo (Piso Superior do Mercado Municipal)