Cora Café aposta na diversidade dos cafés especiais para gerar um negócio de sucesso

cora_coffee

Homenagem à grande poetisa brasileira Cora Coralina, o Cora Café nasceu com o objetivo de valorizar a força feminina por trás do café e provar que a diversidade de sabores e aromas no Brasil é o que faz o país ser reconhecido como um dos mais importantes produtores do grão no mundo todo.

Em 2015, Bruna Mussolini e o marido decidiram empreender, mas ainda não sabiam em qual ramo investir. Formada em Gastronomia, ela pensou em abrir um restaurante, fez até alguns cursos de gestão específicos da área, mas devido a complexidade e a logística optou por escolher um modelo mais simples de atuação – uma cafeteria. Com isso definido, Bruna deu início a uma série de cursos de barismo para mergulhar de cabeça no universo dos cafés especiais.

“Lembro-me que fiz vários cursos de barismo, mas ainda não havia me encontrado na profissão, até que em uma das escolas por onde passei me indicaram o curso de torra, pois acreditavam que eu tinha perfil para me tornar uma torrefadora”

Motivada pelo conselho, ela procurou um curso específico de torrefação e se apaixonou. “Foi amor à primeira vista. Quando torrei pela primeira vez soube que era isso que eu queria fazer para o resto da minha vida”.

A escolha pela Probat no Cora Café

Depois de investir pesado em tantos cursos, Bruna focou cada vez mais na sua formação e começou a buscar o melhor equipamento para o seu negócio. Através de uma indicação do mestre Jack Robson, ela conheceu a Probat.

“Todos os equipamentos que utilizei para torrar durante os meus estudos não me deixaram satisfeita. Em uma conversa com o professor, perguntei qual torrador ele me indicava e sem pensar duas vezes, Jack falou sobre a marca Probat, conhecida como a Ferrari dos torradores. Confiei na dica dele e até hoje não me arrependo de ter escolhido o Probatone 12 para torrar o meu café”.

No início de 2017, Bruna entrou em contato com a equipe da Probat para buscar mais informações sobre a marca. Após uma visita feita na fábrica, ela finalmente decidiu investir no Probatone 12.

“Fiquei encantada quando visitei a fábrica da Probat em Curitiba. Além da qualidade e precisão do equipamento, o fato da marca ter base no Brasil e oferecer todo apoio de assistência técnica me trouxe segurança. Esses atributos foram fatores decisivos na escolha do torrador”

Após a experiência adquirida no curso de torra, Bruna optou por abrir mão da cafeteria e focar apenas na torra de cafés especiais. A torrefação Cora Café iniciou suas atividades em Agosto de 2017, logo após a chegada do P12 nas instalações do hotel fazenda da família, o Boi Sentado Hotel e Fazenda, localizado na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo.

“Comecei a torrar meu próprio café em uma excelente maquina. Estou operando há 3 meses e já desenvolvi  todo o plano de torra da marca de maneira ágil e descomplicada, graças ao treinamento eficiente que recebi do fabricante para conseguir operar o equipamento.  Um dos fatores que mais me impressiona é a rápida resposta de temperatura que consigo obter no Probat, já que em outros equipamentos que torrei não era assim. É um torrador muito inteligente”

Quem chega no Cora Café é recebido logo com um café saboroso por conta da Bruna. Antes de conhecer qualquer curiosidade sobre a empresa, o visitante experimenta a bebida (momento onde muitos tem o primeiro contato com o café especial) e se impressiona com o sabor. Um dos grandes diferenciais da casa, além da valorização da mulher no setor, é trabalhar com diferentes tipos de grãos que existem no país.

“Mostrar que o café brasileiro não é algo exclusivo apenas de uma região é trazer novas experiências e a oportunidade de conhecer mais sobre as inúmeras qualidades de café que temos em um país tão rico em diversidade”