Projeto Consolida: protagonismo feminino em prol dos cafés especiais.

Imagem_Fabiola_web

Em junho de 2017, nascia em Curitiba, o Projeto Consolida, uma iniciativa de um grupo de empreendedoras que buscam a valorização das mulheres do mundo do café especial. Desde a produção do café até o desenho das embalagens, todas as pessoas envolvidas nesse projeto são mulheres. A remuneração acontece por meio da venda de pacotes especiais disponibilizados por meio de e-commerce

A idealizadora do projeto, Fabíola Jungles, é apaixonada por cafés especiais e trabalhou durante um tempo na Supernova Coffee Roasters. Para dar corpo a iniciativa, Fabíola envolveu produtoras rurais e empreendedoras que atuam com ilustração, webdesign e barismo.

“Somos um projeto coletivo feito somente por mulheres. O nosso propósito é valorizar e gerar reconhecimento para as mulheres que trabalham na produção de cafés especiais”, conta Fabíola.

A inspiração para o lançamento do projeto aconteceu no ano passado quando Fabíola visitava uma fazenda de café. Lá ficou impressionada com a história de uma produtora rural. 

“Ter contato com uma produtora rural que lutou muito para superar os desafios me deixou tocada, porque não é nada fácil para uma mulher vencer no mundo do café, um setor predominantemente masculino. Além disso, muitas dessas mulheres precisam trabalhar com outras atividades para complementar a renda durante a entressafra“.

Apesar de ser um projeto novo, Fabíola está satisfeita com os resultados alcançados até agora. A ideia tem sido muito bem recebida pelos consumidores de cafés especiais e tem ajudado a valorizar o trabalho dessas mulheres. O projeto já está no 4º ciclo, onde em cada ciclo uma produtora rural assume a responsabilidade de produzir o café e uma artista ilustra as embalagens.

 “Sou responsável pelo gerenciamento e pelas torras, mas tenho o apoio de excelentes profissionais que estão investindo seu talento no projeto. É justamente essa união de mulheres e de diferentes experiências que tem sido fundamental para a evolução do Consolida“, afirma Fabíola.

Como profissional da área de café Fabíola não para de aprender e ter novas experiências. Para efetuar a torra das amostras Fabíola tem utilizado a estrutura da Probat Leogap e está muito satisfeita com o equipamento utilizado e com o suporte oferecido pela equipe da Probat.

“Recentemente utilizei o Probatino, um equipamento que eu nunca tinha usado, mas que me impressionou positivamente. Consegui produzir torras muito homogêneas, sem falar que o torrador permite tomar decisões com bastante rapidez e assertividade. Além disso, a equipe da Probat foi muito atenciosa durante todo o processo. Sem dúvida, foi uma experiência gratificante“, conta Fabíola.

 

Para conhecer mais sobre as belas histórias dessas mulheres acesse o website Projeto Consolida.