Jardins café: a mais nova cafeteria para apreciar cafés especiais em Curitiba

Jardins-Café_Materia

No final de setembro inaugurou em Curitiba-Paraná uma cafeteria que apresenta um conceito diferenciado no Brasil e na capital paranaense: o lounge & roastery. A Jardins Café promete promover uma nova experiência aos clientes, tanto em termos de ambientação quanto na qualidade de seus cafés.

A decoração  da cafeteria remete a tendências europeias, com a mistura de um ambiente fabril, industrial, com algo mais antigo e retrô. E mesmo na rusticidade percebe-se a delicadeza nos detalhes do local. Além de oferecer um ambiente agradável e convidativo para se apreciar um bom café ou mesmo uma refeição, um espaço foi designado exclusivamente para o processo de torrefação.

Na visão do sócio, René Ros, o mais importante em uma cafeteria é a qualidade, tanto no ambiente, quanto na alimentação e principalmente no café.

“Para se preparar um bom café é preciso conhecer o histórico dele, desde qual fazenda veio, sua passagem pelos processos seguintes, que devem ser realizados com bastante qualidade e excelência, até sua chegada à xícara do cliente”.

Por isso, a Jardins Café escolheu estar presente em todos as etapas do café especial, desde a busca por grãos nas fazendas, como coffee hunter, até o preparo da bebida por baristas especializados. Inclusive o processo da torra é realizado diariamente em pequenas quantidades, para sempre servir um café fresco. O torrador escolhido foi o Probatone 5.

“É surpreendente quando você faz uma torra com um equipamento Probat. Escolhemos a Probat porque sabemos que ela produz os melhores torradores do mundo. São equipamentos que permitem alta precisão nas torras. E é justamente isso que buscamos. Também podemos manter o processo controlado através do Pilot Roaster que faz todo o rastreamento da curva de torra”, comenta René.

O torrador também faz parte da decoração, fica no mezanino, local com grande visibilidade. Neste mesmo piso, está sendo desenvolvido um laboratório onde pretendem ensinar sobre torra e extração de café.

“Queremos que as pessoas aprendam sobre café e que também tenham um pouco mais de intimidade com ele. Algumas fazendas permitem que façamos visitas ao plantio e a medida que nosso projeto vai se desenvolvendo, a gente pode apresentar um pouco mais e compartilhar conhecimento com as pessoas.”, conta René

Com a proposta de fazer o cliente se sentir à vontade e conectado com o café, a Jardins Café torra os grãos para uso próprio e também efetua a comercialização. É possível adquirir os microlotes de uma grande diversidade de cafés especiais na própria cafeteria ou em seu site.