Kassai, um senhor café!

kassai cafe

Jorge e Paula Kassai, tio e sobrinha, ele é o dono e ela a mestre de torra da Kassai Café.

Ao chegar no Centro de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, você será recebido pelo delicioso cheiro de café recém torrado que paira pelo ar. Lá está o Kassai Café, que há 13 anos espalha aromas pela cidade.

À frente do negócio, cheio de simpatia e conhecimento, está Jorge Kassai, que depois de 31 anos atuando na área bancária, resolveu se aposentar e apostou em um novo negócio, já que viu no café uma excelente oportunidade. “Minha ideia inicial era comprar um sítio e produzir café de qualidade, fiz isso e levei um susto: ninguém queria comprar porque era muito caro. Então partimos para a torrefação. Passamos um ano fazendo testes e adquirindo conhecimento antes de, oficialmente, colocarmos nosso café no mercado, porque desde o começo nossa preocupação era oferecer um autêntico café de qualidade”, explica Jorge.

Parceria Kassai Café e Probat Leogap

O Kassai Café é mais do que apenas grãos perfeitamente torrados. “A torra é apenas a parte final de um longo processo. Nosso trabalho começa na escolha da variedade genética do café que será geminado, a seleção das mudas, a colheita, secagem, separação e, por fim, a torra”, explica Elaine Kassai, esposa de Jorge e mestre de torra, juntamente com a sobrinha Paula Kassai. Hoje a marca possui um amplo reconhecimento no mercado brasileiro e no exterior, e faz a média de 40 torras diárias, todas feitas no Probatone 12.

“Na hora de montar a torrefação, nem pesquisamos outro equipamento! Sentimos confiança na marca Probat, vimos a qualidade e robustez dos equipamentos e hoje temos uma parceria muito forte, porque temos uma máquina que corresponde as nossas necessidades e uma equipe sempre pronta a nos atender”, diz Jorge.

Além de todo o cuidado com os grãos, a empresa também oferece cursos e consultoria para quem deseja entrar no mercado das cafeterias, além de locação de máquinas de café para qualquer empresa que deseja oferecer a bebida com qualidade. “Aos apaixonados por café e profissionais oferecemos cursos de barista, workshops e degustações de cafés especiais, ministrados pelo meu filho Paulo. Para os empreendedores oferecemos consultoria completa para implantação de cafeterias, incluindo projeto arquitetônico e financeiro, orientação na escolha de móveis e utensílios e criação de carta de cafés e bebidas”, explica Jorge.

O negócio é de família (são sete integrantes no total à frente de diversas áreas), mas o objetivo é global: ensinar as pessoas a degustar cafés de qualidade. “Quando começamos, era uma área completamente nova e os brasileiros estavam acostumados a beber cafés ruins, já que os melhores grãos eram exportados. Cada vez mais os brasileiros estão aprendendo a apreciar a bebida e estamos aqui para oferecer o que há de melhor. Não vendo café, vendo um conceito”, finaliza.