Torradores Probat no 2º Cup das Mulheres do Norte Pioneiro

IAPAR2018

O IAPAR (Instituto Agrônomo do Paraná), em Londrina, foi sede do 2º Cup das Mulheres do Café do Norte Pioneiro do Paraná, e também do leilão de cafés especiais das produtoras paranaenses. Ao todo foram recebidas 55 amostras de cafés nas categorias natural e cereja descascado.

Através da torrefação realizada por dois Probatinos, sendo um deles oferecido pela Probat Leogap, fabricante de equipamentos de torra e moagem, cada lote pôde ser trabalhado com dois perfis de torra, desenvolvendo características diferentes para os cafés.

Os torrefadores responsáveis por este processo fazem parte da equipe técnica do Programa Café do IAPAR e recentemente concluíram o curso de aperfeiçoamento em torra da Capricórnio Coffee.

Seguindo o método de avaliação da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA) e  provando à cegas, os degustadores do IAPAR avaliaram os atributos apresentados pelos cafés nos diferentes perfis de torra e por meio de votação, selecionaram os que seriam provados pelos juízes oficiais do concurso.

Durante a prova ficou evidente a diferença de sabores e aromas entre os perfis de torra, possibilitando selecionar aquele que mais valorizou e aprimorou os atributos da bebida.

E dos cafés premiados, na categoria cereja descascado a Laura de Oliveira de Freitas, do município de Tomazina ficou com a primeira colocação, seguida pela Edicleia Aparecida Peres Penha, de Ibaiti e pela Edineide Aparecida Correa, de Figueira.

Na categoria natural, o primeiro lugar ficou com a Sirlei de Fátima da Cruz Carvalho, de Joaquim Távora. O segundo e terceiro lugar ficaram com a Maristela de Fátima da Silva Souza, de Tomazina e Elielce Monteiro Machado, de Pinhalão, respectivamente.

Posterior à competição, os 55 lotes ficaram disponíveis para leilão, e os compradores puderam degustar as amostras e oferecer os lances diretamente às cafeiculturas participantes.