De paixão a negócio: conheça a história da mulher que fundou a 1º torrefação na Colônia Witmarsum

Em homenagem ao mês da mulher, nas últimas semanas a Leogap trouxe algumas histórias de mulheres do café, cada uma com sua singularidade, força e visão sobre o mundo.

Para fechar essa série com chave de ouro, hoje vamos falar sobre a Silvana Ewert Ramos, proprietária do Witmarsum Kaffee Rosterei, torrefação localizada na cidade de Palmeira, no Paraná.

A história de Silvana começou cedo – formada em Comunicação e Marketing, trabalhou na Probat Leogap por alguns anos antes de abrir a sua própria torrefação.

“Lá foi onde tive a feliz oportunidade de ingressar nesse universo contagiante do café especial. Pude fazer diversos cursos de torra e prova de café, inclusive na matriz, na Alemanha”, conta.

Com sua certificação de Q-Grader obtida na Academia do Café, além de vários outros cursos que realizou ao longo de sua passagem na Leogap, Silvana tomou uma decisão importante: deixar sua 1ª profissão para investir em seu sonho e foi assim que a Witmarsum Kaffee Rosterei nasceu. A torrefação fica localizada na Colônia Witmarsum, a cerca de 65km de Curitiba, local turístico muito visitado que, por coincidência, é o local onde Silvana nasceu.

“Minha maior motivação é valorizar o produtor e essa frutinha tão especial que oferece tantas boas experiências, pois café não é só café, são as histórias, é o tempo na mesa com aquela pessoa querida, é carinho, é amor, união, são memórias que ficam. Gosto de dizer que o melhor do café são as pessoas! ”, destaca Silvana.

Para a empreendedora, trabalhar com café é gratificante e ela se sente realizada tanto profissionalmente como mulher.

“A participação da mulher vem crescendo a cada ano nesse ramo, agregando valor ao café especial. É maravilhoso ver a mulher presente em toda cadeia produtiva do café, desde a lavoura até a xícara”.

Silvana finaliza:

“Proporcionar um café de verdade, que possui aroma, corpo, doçura, café sem impurezas ou defeitos, feito com amor e dedicação em cada etapa e que ainda tem benefícios para saúde, além da prazerosa experiência sensorial do primeiro ao último gole, não tem preço! A Probat Leogap fez parte da minha história com café especial e valoriza o papel da mulher. Sou grata por cada oportunidade que tive”, finaliza.