O legado de uma mãe apaixonada pelo universo dos cafés especiais

Antes mesmo de dar os primeiros passos, as mães já iniciam sua missão no mundo – com amor incondicional e o dom especial do cuidado, elas estão sempre por perto, atentas a qualquer necessidade que seu filho possa ter. Mesmo em tempos em que as mães se dividem entre diversas tarefas que vão além da maternidade, cada mãe se esforça ao máximo para estar sempre por perto e oferecer sempre o melhor.

As mães de hoje em dia são versáteis e multitarefas, ainda mais se a sua mãe estiver envolvida do universo do café. Seja produtora, mestre de torra, barista ou empresária do ramo cafeeiro, as mães que trabalham no setor têm a sua missão diária dobrada. Imagina só então quando a paixão passa para os filhos: um orgulho sem tamanho!

Foi isso que aconteceu com a família Franco de Souza, mais especificamente com a mestre de torra Georgia Franco de Souza e seus 3 filhos – Carolina e os gêmeos Camila, e Marcelo Franco de Souza, que seguiram a mesma paixão da mãe e hoje trabalham com café.

À frente de uma das cafeterias mais renomadas de Curitiba, Georgia, seu marido Sr. Luiz Otávio e os filhos Marcelo e Camila trabalham em conjunto no Lucca Cafés Especiais. Entre funções administrativas e outras mais específicas da rotina de um mestre de torra e barista, a família divide diariamente o amor pelos cafés especiais.

Carolina Franco de Souza, também seguiu os passos da mãe e atualmente trabalha com cafés especiais na Guatemala, além de colecionar diversos títulos em campeonatos brasileiros e mundiais, como o Brewers Cup e o Cup Tasters.

Uma paixão que atravessa gerações

Para Georgia, que trabalha com café há mais de 20 anos, é uma grande satisfação ver que seus filhos seguiram os mesmos passos que os seus. “Para mim é motivo de orgulho ver que meus filhos também são apaixonados por café como eu sou. E o mais legal é que isso aconteceu naturalmente, o que permitiu a eles se aprofundar desde cedo até se tornarem grandes profissionais ainda muito jovens”.

Georgia também afirma que o maior desafio do trabalho em família é, no ambiente de trabalho, deixar as relações pessoais de lado e focar apenas no profissional. “É uma escolha diária muito difícil, mas também muito necessária”, destaca.

Campeã Brasileira de Brewers Cup em 2017, Camila Franco de Souza está à frente do Lucca Torrefação, além de auxiliar também na gestão do Lucca Cafés Especiais. Quando iniciou na profissão, há 6 anos, Camila buscou a técnica e o aperfeiçoamento direto na fonte: sua mãe. “Minha mãe é minha grande inspiração. Ver a paixão dela pelo café foi o que me motivou a trabalhar no segmento que hoje também é a minha paixão. Eu gosto muito do que faço hoje devido à minha mãe, afinal de contas ela me ensinou tudo o que sei”, conta.

Camila destaca também que a mãe ainda é muito “coruja” , já que gosta sempre de ensinar algo novo sobre a profissão aos seus filhos – “Ela gosta muito de ensinar e transmite a todos que estão em sua volta muito amor pelo café. Isso me motiva muito! Além, é claro, de ter a sorte de estar em volta dela o tempo todo”, finaliza.

E você, conhece também alguma mãe apaixonada pelo universo do café que te inspira? Conta pra gente! Elas são mulheres fortes, guerreiras e superprotetoras: elas são as mães do café. Feliz Dia das Mães!